HIP-HOP É TEMA DE OFICINAS ESCOLARES



Escritora e jornalista Jéssica Balbino ministra oficinas sobre cultura da periferia para estudantes de Poços de Caldas 

Poços de Caldas, MG – A utilização do hip-hop como ferramenta educacional. Esse é um dos objetivos das palestras ministradas por Jéssica Balbino, jornalista, escritora e pesquisadora da cultura hip-hop, em unidades de ensino e espaços voltados à cultura em Poços de Caldas.

Na próxima quarta-feira (6), ela ministra uma oficina para os alunos do cursinho preparatório de vestibular Educafro. Esta é a segunda vez que Jéssica é convidada pelo jornalista e professor  para um bate-papo com os estudantes.

Por meio da exibição de documentários, videoclipes e distribuição de material gráfico voltado à comunicação nas periferias, ela busca aproximar a linguagem a dos jovens.

“Acho importante o hip-hop chegar às salas de aulas, até porque é uma cultura que abrange muitos elementos, como discotecagem, dança, música, artes plásticas e literatura. Eu busco passar um pouco disso tudo aos jovens da maneira como eles se sentem a vontade, no método pergunta-resposta, debate, sorteio de brindes, etc. ”, conta.

Recentemente, Jéssica Balbino teve o texto incluído num material didático do estado do Rio Grande do Sul, numa cartilha para estudantes do Ensino Médio que tem, entre as disciplinas, a cultura hip-hop como foco.


Na sequência, a jornalista ministra uma oficina também no sábado (9), na Cia Bella de Artes, através do projeto Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania que nesta primeira edição do ano traz o hip-hop como objetivo educacional, tal ação é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo á Cultura de Poços de Caldas, com patrocínio da Alcoa.

O professor e cientista social Diney Lenon comenta a escolha do tema. “O hip-hop fala a linguagem dos jovens e vai bem ao encontro do que eles gostam de debater, que é a cultura urbana, da periferia, a voz dos pobres”, diz.

Esta oficina é parte de um projeto que teve início na última semana de março e já foi apresentado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do colégio Municipal, em Poços.  As palestras tem a exibição de documentários. Desta vez, a jornalista exibe o Conexão Cultural – A criação artística nas periferias de São Paulo, que mostra a realidade da produção cultural nos guetos da capital paulista, mas se aplica em qualquer periferia do Brasil.


Na sequência, acontece a exibição do videoclipe Um Brinde, que teve o lançamento oficial na cidade de Poços de Caldas e já passou por 170 pontos no país e cinco no exterior Inglaterra, EUA, Portugal, Cuba e Guiné Bissau.

Além desse trabalho, Jéssica Balbino participa da edição 2011 do Festival Literário Nacional (Flipoços) ao lado de escritores como Alessandro Buzo, Sacolinha, Renan Inquérito e MV Bill, mediando as atividades durante todo o dia 5 de maio, que será dedicado a cultura hip-hop.


[+] Serviço – Para saber mais sobre o trabalho de Jéssica Balbino, acesse o blog www.jessicabalbino.blogspot.com

Legenda: Jéssica Balbino durante palestra para estudantes do 3º ano do Ensino Médio do colégio municipal, durante ciclo de oficinas
(palestra)
Juliana Martins

Equipe H2DF
http://www.hiphopdefato.com.br
http://twitter.com/hiphopdefato

Acesse o grupo Cultura Hip-Hop no YAHOOGRUPOS
http://br.groups.yahoo.com/group/cultura-hiphop ou
cultura-hiphop-subscribe@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: