UMA MULHER DE TALENTO


Esse filme é um dos melhores que já assistir, não apenas porque fala sobre danos ambientais, mas porque ele nos incentiva a lutar e proteger nosso meio-ambiente.

O filme narra o drama de uma mulher chamada Erin Brockovich, mãe solteira e desempregada com três filhos para sustentar.

Na tentativa de conseguir um emprego vai à uma entrevista e que foi malsucedida. Após sair da entrevista se envolve em um acidente com um carro de luxo. Através de uma indicação, contrata um advogado que perde a causa, mesmo ela não sendo culpada e nem a causadora do acidente.

Erin fica indignada com o advogado e tenta entrar em contato com ele após alguns dias, mas sendo sempre ignorada.

Transtornada, resolve ir até o escritório do advogado e age como se fosse uma empregada comum. O advogado sem entender nada, vai tirar satisfação da situação com Erin, para tentar entender o que está ocorrendo, mas Erin discute e durante a discussão pede um emprego e depois de muito insistir, acaba conseguindo.

Um caso chamou atenção de Erin, que fez com que pedisse autorização do advogado-chefe para que pudesse investigar o caso com mais detalhes. Sem dar muita atenção, o advogado-chefe acaba concordando.

Erin some por duas semanas e se dedica a investigação do caso e acaba descobrindo muitos fatos relativo a empresa PG&E, só que ao chegar no escritório é surpreendida com sua demissão. Sem entender ela briga com seu chefe e vai embora.

Depois de alguns dias a empresa PG&E manda uma correspondência para o advogado-chefe, que imediatamente tenta entrar em contato com Erin para que ela volte a trabalhar no escritório. Erin aceita a oferta, mas pede um aumento no salário.

Erin passou a se dedicar a investigação do caso e descobre que o povoado que mora ao redor de uma mega indústria, sofrem por causa da poluição de cromo-6 nas águas e lençóis freáticos da região.

Devido essa contaminação, as pessoas desse povoado tiveram vários tipos de doenças respiratórias, diabéticas, cânceres, inclusive muitas vieram a óbito.

Erin descobre que essas doenças e morte estão relacionadas com a contaminação da água por cromo-6 e consegue provar que a PG&E é a responsável pela poluição dessas águas.

Decide então reunir o povoado e convencê-los a ingressar com ação na justiça para reparar os danos causados a essas famílias.

Depois de muita luta e obstáculos, Erin e o advogado-chefe consegue uma vitória milionária nos tribunais. Foi a maior indenização já paga para reparação de danos na história dos Estados Unidos.

Título: Erin Brockovich, uma mulher de talento
Título Original: Erin Brockovich

Diretor: Steven Soderbergh
Com: Julia Roberts e Albert Finney
Ano: 2000
Duração: 130 m

Sinopse: Uma funcionária problemática de um modesto escritório de advocacia (Julia Roberts) ajuda seu chefe (Albert Finney) na investigação de um caso de saúde pública e, posteriormente, na proposição de uma ação contra poderosa empresa de utilidade pública na Califórnia.

POR: MÁRCIO LUIZ.COM

Nenhum comentário: