O que é realidade?

quem1 Quem somos nós?

O que é realidade para você?

Tudo o que vemos a nossa volta é real?

O que você vê a sua volta é a mesma coisa que eu vejo?

Sua realidade é diferente da minha?

Muitos consideram que a realidade é aquilo que nossos sentidos captam. Eu considero que a realidade é aquilo que queremos ver.

Cada um de nós temos um modelo de realidade.

Você pode concordar com o que eu digo neste momento, ou pode até mesmo descordar. Mas a realidade tem vários níveis.

O cérebro precisa filtrar uma tremenda quantidade de informação irrelevante para nós. Ele faz isso inibindo coisas, evitando que algumas respostas e informações neurais acabem por chegar ao nível consciente, e assim ignoramos a cadeira em que estamos sentados. Ou seja, filtrando o que é conhecido. E, então, existe a filtragem do que é desconhecido…

Ao vermos alguma coisa que o cérebro não consegue identificar, buscamos algo similar. (“Não é um esquilo… mas é muito parecido.”) Se não houver nada semelhante, ou se for algo que saibamos não ser real, descartamos a informação com: “Eu devo estar imaginando coisas”.

Assim, nós não percebemos a realidade de fato; vemos a imagem dela que nosso cérebro construiu, usando o impulso sensorial e associações obtidas em suas vastas redes neurais e de como você as processa, isso realmente cria seu mundo visual. O cérebro é, afinal, quem percebe a realidade e cria nossa versão do mundo.

Portanto, se construímos a realidade com elementos de nosso estoque já existentes de lembranças, emoções e associações, como podemos perceber algo novo?

A chave são os novos conhecimentos. Expandir nosso paradigma, nosso modelo do que é real e possível, acrescenta novas opções à lista utilizada por nosso cérebro.

Bem vindos ao mundo da realidade, crie a sua.

Márcio Luiz

Nenhum comentário: